página desenvolvida
por N|$H|MUR@
página desenvolvida
por N|$H|MUR@
matéria que saiu no site da Fundação CASA e no diário Oficial Poder Executivo sobre a Olimpíada interna que a minha unidade participou e foi vencedora!!!
foto do campeonato de Futsal pela Olimp uip's, na Fundação CASA. Eu, o Zé Maria (ex. corinthians), e Professores da Fundação.
Por Assessoria de Imprensa, em 30/07/09 17:04
Jogos agitam unidades e promovem integração entre jovens e funcionários Divisão Metropolitana Leste 2
A Olimpíada interna dos adolescentes das Unidades de Internação Provisória do Brás terminou no dia 25 de julho e, pela alegria dos jovens, mostrou que todos os participantes foram vencedores. Foram 12 dias de competições que contaram com a participação de 300 adolescentes. Organizada pela Gerência de Esportes e Educação Física da Fundação CASA, o evento busca promover integração entre jovens e funcionários e criar uma cultura de paz.
Ao todo, seis unidades do Brás (Itaparica, Rio Paraná, Rio Turiassu, Rio Nilo e Rio Tocantins) participaram do evento esportivo iniciado no dia 14 de julho e encerrado no dia 25 do mesmo mês. Foram disputadas as seguintes modalidades: futsal, xadrez e tênis de mesa.
A UIP 11-Rio Tocantins levou a melhor e ficou em primeiro lugar nas três modalidades disputadas. “Mas o mais importante do que toda a competição é o desenvolvimento de um espírito de equipe, companheirismo e integração entre todos”, disse a diretora da Divisão Regional Metropolitana Leste, Ivanete Gonçalves de Oliveira.
Para João Celso de Oliveira Junior, da Gerência de Esportes e Educação Física, que organizou o evento ao lado da colega Eliana Monteiro, a Olimpiuips busca difundir a prática de atividades esportivas que promovam integração e socialização por meio de competições saudáveis que melhoram o dia a dia do interno. “Conseguimos atingir o objetivo de desenvolver atividades que animaram o período de férias. Também estimulamos o conhecimento, por exemplo, do jogo de xadrez e alguns jovens descobriram como é participar de uma competição esportiva”, disse João Celso.
Quem participou ativamente do evento é o ex-lateral direito do Corinthians Zé Maria. Tricampeão mundial nos anos 70 com a Seleção Brasileira, o ex-craque trabalha na Fundação CASA atualmente. “O esporte é uma ferramenta importante para incluir socialmente os jovens que cumprem medida socioeducativa”, comenta.
As unidades de internação provisória do Brás são a porta de entrada da Fundação CASA aos jovens apreendidos pela polícia em conflito com a lei no Estado de São Paulo. Eles vêm da região metropolitana de São Paulo e, alguns, do Interior. Os jovens permanecem nestas unidades por até 45 dias, período que a Justiça tem para decidir qual medida socioeducativa vai determinar para esses adolescentes cumprirem.
Classificação
As equipes foram premiadas com medalhas de Ouro, Prata e Bronze:
Futebol
1º lugar – UIP 11
2º lugar – UIP 9
3º lugar – UIP 10
Tênis de Mesa
1º lugar – UIP 11
2º lugar – UIP 9
3º lugar – UIP 7
Xadrez
1º lugar – UIP 11
2º lugar – UIP 11
3º lugar – UIPs 6,7, e 10 (empate)
https://www.casa.sp.gov.br/site/noticias.php?cod=2448
II – São Paulo, 119 (140) Diário Oficial Poder Executivo - Seção II quinta-feira, 30 de julho de 2009
Fundação Casa do Brás premia os
vencedores da 3ª olimpíada interna
Disputa transmite companheirismo, competição sadia e Ouro, prata e bronze
espírito de equipe entre os jovens internos das seis unidades
Alegria e esportividade marcaram o clima da cerimônia de entrega de medalhas aos vencedores da 3ª Olimpíada da Unidade de Internação Provisória (Olimp-Uips) da Fundação Casa, do Brás, na região central da capital. Participaram dos
jogos representantes das seis unidades locais (a 6, a 7, 9, 10, 11 e a Topázio), na penúltima semana de julho, em disputas de futebol de salão, tênis de mesa e xadrez. Os vencedores receberam medalhas de ouro, prata e bronze.
O mestre de cerimônias foi o funcionário da fundação João Celso, um dos organizadores dos jogos. A UIP 11 foi o grande destaque ao levar as três medalhas de ouro em disputa.
Depois do Hino Nacional, foram entregues as medalhas aos vencedores e a festa
se encerrou com a apresentação de dança de rua, encenada por cinco garotos internos, treinados pelo professor André Luiz Barbosa Martins, o Andrezinho. “Apesar de poucas horas de ensaio, o quinteto se deu bem”, disse o mestre de dança, que também mostrou na quadra o que sabe.
A diretora das unidades, Ivanete Gonçalves de Oliveira, explica que a competição é uma oportunidade única de reunir os meninos num só ideal: “O espírito esportivo”. Ela conta que o evento visa a transmitir espírito de companheirismo, de equipe e competição sadia entre os jovens internos. “Além disso, a gente percebe que a autoestima deles cresce muito nesses momentos de confraternização”, observa Ivanete.
Os funcionários João Celso e Eliana Monteiro elaboraram as tabelas e datas das
partidas da Olimp-Uips. João informa que obviamente o esporte mais praticado no local é o futsal. “Afinal, as nossas unidades só atendem à população masculina de adolescentes infratores”, explica. Ele antecipa que neste segundo semestre haverá também o campeonato de futsal da fundação, reunindo todas as unidades do Estado.
Superzé – Quem acompanhou de perto os jogos do Brás foi Zé Maria, ex-lateral direito do Corinthians nos anos 1970, que trabalha com os jovens da Fundação Casa há dez anos.
O Superzé, como era chamado quando jogava, incentiva a ressocialização dos internos por meio do esporte, em especial do futebol, de salão ou de campo. Ele trabalhou no preenchimento da súmula de cada jogo, anotando faltas, cartões, gols, substituições e outras particularidades de uma partida de futebol. “Temos de ser organizados”, receita o craque.
Nas seis unidades da fundação Casa no Brás convive uma população flutuante de aproximadamente 900 meninos infratores. A diretora Ivanete conta que o local é a porta de entrada da fundação. Para lá são enviados adolescentes do sexo masculino, da capital e de algumas cidades da região metropolitana e interior, que
cometeram ilícitos dos mais variados tipos. Ali, permanecem por até 45 dias à espera da decisão judicial, que os levará de volta para casa ou rumo à internação em outras unidades para cumprimento de atividades socioeducativas de reinclusão, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial
AMISTOSO NA UIP 11 (Fundação CASA)
No dia 10 de julho, como preparação para as Olimp UIP´s o time de Futebol de Salão realizou um amistoso com os jovens do Esporte Clube Acadêmicos de Vila Verde, comandado pelo SR DJALMA (irmão do Ala Direito Zé Maria que jogou na Inter de Milão). Onde o time da casa venceu por 21 x 4, mostrando um maior entrozamento e boas finalizações.
No dia 24 de agosto de 2009, foi realizado o 2o. amistoso de Futebol de Salão com os adolescentes da UIP 11, Brás contra os jovens Esporte Clube Acadêmicos de Vila Verde, onde o Treinador prometeu um jogo mais equilibrado.
Foram realizados 2 jogos, no primeiro o time Acadêmicos da Vila Verde saiu vencedor por 11 x 09. No segundo jogo o time da UIP 11 venceu por um placar apertado de 11 x 10.
Os jogos foram muito equilibrados, com poucas faltas, mas com uma marcação forte para ambos os lados.